Para entender Bitcoin: o que são criptomoedas?

O bitcoin, que é feito com base em uma rede de Blockchain criada por um grupo de desenvolvedores liderados por Satoshi Nakamoto, foi a primeira criptomoeda a entrar em circulação no mundo digital. Porém, não é a única.

O bitcoin faz parte de uma nova classe de ativos, as criptomoedas. Foi o big bang desse novo mercado, pois ele deu início à ideia de moedas digitais descentralizadas quando foi anunciado em 2009.


Publicidade





A ideia com o bitcoin foi criar uma forma de dinheiro puramente eletrônica. Mas a ideia de dinheiro eletrônico não é tão nova: surgiu em 1980 no artigo “Blind signatures for unraceable payments”, escrito pelo criptógrafo David Chaum.

Essa obra inspirou diversos criptógrafos na tentativa de criação de uma criptomoeda. Portanto, a invenção é resultado de décadas de pesquisas e estudos que tinham como objetivo criar meios para proteger a privacidade e liberdade da sociedade.


Publicidade





O bitcoin significa a digitalização do dinheiro, do cash, e com ele é possível enviar dinheiro entre duas pessoas diretamente sem depender de nenhum intermediário em uma rede global, transparente, aberta e sem fronteiras, assim como a própria internet.


CLIQUE AQUI PARA ACESSAR👈