mercado de ações está em evidência, e há cada vez mais investidores interessados nele. Para muita gente, a bolsa de valores ainda pode parecer um ambiente distante e difícil de acessar. Na prática, não é nada disso. Existe uma lógica própria, mas totalmente compreensível.

Este guia foi preparado pelo InfoMoney exatamente com o objetivo de apresentar aos novos investidores os funcionamentos da bolsa de valores e do mercado de ações



Publicidade







O que é o mercado de ações

Uma ação representa a menor parcela do capital de uma empresa. Quem compra ações de uma companhia adquire também os direitos — e os deveres — de um sócio.

Se for uma companhia aberta, registrada na Comissão de Valores Mobiliários ( a CVM, órgão que regula e fiscaliza o mercado de capitais brasileiro), suas ações podem ser negociadas publicamente na bolsa de valores.

Uma das principais vantagens de se tornar acionista de uma empresa é poder se beneficiar de parte dos resultados que ela obtiver. Quando uma companhia aberta tem lucro, uma parcela dele é distribuída aos sócios na forma de dividendos, na proporção do número de ações que cada um possuir



Publicidade





Empresas negociadas

As grandes interessadas no mercado de capitais são as empresas. Elas utilizam a bolsa de valores como um ambiente para acessar os investidores que podem ser atraídos pelas suas ações.

Emitir ações, para elas, é uma forma de levantar recursos para financiar grandes investimentos, promover projetos de expansão e ganhar mercado.

As empresas precisam cumprir uma série de exigências para poderem abrir o capital e se listar na bolsa de valores. Têm de dar um grau elevado de transparência sobre suas informações financeiras, por exemplo. Também